Santos Salesianos

BEATO LUÍS VARIARA

Façamos tudo ‘por Cristo, com Cristo e em Cristo’!”

Luís Variara nasceu em Viaregi, na província de Asti, Itália, no dia 15 de janeiro de 1875. Sua família foi profundamente cristã. O pai, Pedro, tinha ouvido Dom Bosco falar em 1856 quando viera até o povoado para pregar uma missão. Decidiu, então, levar Luís a Valdocco para que continuasse ali seus estudos. João Paulo II o declarou venerável em 2 de abril de 1993 e beatificou em 14 de abril de 2002.

Memória em 15 de janeiro

 

BEATA LAURA VICUÑA

Laura Vicuña Pino del Carmem nasceu em Santiago do Chile, em 5 de abril de 1891. Filha de José Domingos e Mercedes Pino. Seu pai era militar e chefe político no Chile. m 1900 Laura e sua irmã são acolhidas como internas no Colégio das Filhas de Maria Auxiliadora. Laura era modelo de aluna. Durante a catequese sobre matrimônio descobriu que sua mãe estava em estado de pecado. Decidida em ajudar sua mãe, resolve oferecer a própria vida a Deus contanto que sua mãe abandonasse Manuel. No ano seguinte, fez a Primeira Comunhão e escolheu como modelo de santidade: São Domingos Sávio. Também reafirma o propósito: oferecer sua vida em sacrifício a Jesus pela conversão da mãe.

Memória em 22 de janeiro

 

SÃO FRANCISCO DE SALES

Francisco de Sales permanece numa relativa penumbra. Sua mensagem serve para os dias atuais?  Nós, salesianos, aprendemos a ter um amor muito grande para com Dom Bosco, e por isso, nem sempre conhecemos bem aquele que é um dos padroeiros da congregação, São Francisco de Sales, “pastor zeloso e doutor da caridade”, como dizem as Constituições dos SDB no artigo 9. Por isso precisamos divulgar sua figura, obra e espiritualidade.

Festa em 24 de janeiro

 

PAPA PIO IX

Este sublime pontífice destacou-se na história da Igreja por seus inúmeros benefícios em zelo da fé católica e o bem do povo cristão. Entre seus principais feitos destacam-se o Dogma da Imaculada Conceição e o Concílio Vaticano I.

Memória em 07 de fevereiro

 

SANTOS LUÍS VERSIGLIA E CALLISTO CARAVARIO

Luís Versiglia e Calisto Caravario foram declarados mártires da Igreja Católica em 1976, pelo Papa Paulo VI. Em 1930 Versiglia e Caravario junto com mais 5 jovens, foram para Linchow (China), para a missão salesiana, para anunciar o Evangelho. Durante a viagem, foram presos por bandidos que queriam resgate para que continuassem a viagem. Caravario e Versiglia protegeram as jovens que estavam com eles para que os não fossem estupradas. Neste período a China tinha uma cultura “anti-ocidetal”, influenciados pela propaganda comunista anti-cristã. Os dois missionários foram mortos a tiro no dia 25 de Fevereiro de 1930.

Festa em 25 de fevereiro

 

SÃO DOMINGOS SÁVIO

Domingos nasceu no dia 2 de abril de 1842 em Giovanni di Riva, próximo a Chieri, pertencente à província de Turim, Itália. Membro de uma família pobre em bens materiais, haja vista seu pai, Carlos Sávio, exercer a função de ferreiro e, sua mãe, Brígida ser costureira, além dos afazeres domésticos, contudo rica em fé, alegria e harmonia. Desde muito cedo, encantava a todos com sua maturidade humana e cristã, demonstrada por inúmeros fatos, entre eles: aguardava o padre fora da igreja para auxiliá-lo na missa, mesmo nos dias mais frios e nevados. A vida de São Domingos Sávio adquiriu maior sucesso e importância na história da Família Salesiana e da Igreja, pela qualidade moral e espiritual de nosso jovem santo, como também pela dinâmica entre ele e a condução de seu grande mestre, Dom Bosco.

Festa em 6 de maio

 

SANTA MARIA DOMINGAS MAZZARELLO

Foi em Mornese, situada no norte da Itália, na região de Monferrato, que no dia 9 de maio de 1837, nasceu Maria Domingas Mazzarello, filha de José Mazzarello e de Maria Madalena Calcagno. Foi a primeira de 10 filhos.  Cresceu em uma família imersa numa rede de relações positivas, tecidas num ambiente familiar rico de amor humano, fé, diálogo sincero e respeitoso. Descobriu através da experiência cotidiana o elemento religioso como parte integrante da vida individual e coletiva, assim foi adquirindo confiança em si mesma. Por ser a mais velha de nove irmãos, sempre colaborou na educação e cuidado da casa. Logo aprendeu com a sua mãe os mais bonitos gestos de feminilidade.

Festa em 13 de maio

 

NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Ao longo da história da Igreja, o Povo de Deus, lembrado das palavras de Maria: “Todas as gerações me chamarão de Bem-aventurada porque fez em mim grandes coisas o Poderoso” (Lc 1, 48) e refletindo na grandeza de Nossa Senhora pela sua cooperação no plano da salvação, foi como que enriquecendo o seu manto com títulos, que demonstram a confiança, o amor dos filhos para com a Mãe. São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, espalhou a devoção a Nossa Senhora invocada em todo mundo com este título: AUXILIADORA, que lembra a perene proteção de Maria Santíssima, sobre a Igreja e sobre o Papa. Os fiéis intuíram a intervenção sobrenatural de Nossa Senhora, invocada como AUXILIADORA e na Obra de Oratório, com muito acerto chamaram-na “A VIRGEM DE DOM BOSCO.”

Solenidade em 24 de maio

 

SÃO JOSÉ CAFASSO

José Cafasso nasceu em Castelnuovo d’Asti, em 1811, quatro anos antes do conterrâneo João Bosco, o Apóstolo dos Jovens e também santo da Igreja. Ambos trabalharam, na mesma época, em favor do povo e dos menos favorecidos, material e espiritualmente. Mas enquanto João Bosco era eloqüente com os estudantes, um verdadeiro farol a iluminar os caminhos tormentosos da adolescência, Cafasso dedicava-se à contemplação e a ouvir seus fiéis em confissão, o que acabou levando-o aos cárceres e prisões.

Memória em 23 de junho

© 2019 - Paróquia São João Bosco | Goiânia - GO -Todos os direitos reservados.