Nossa História

Para conhecermos a origem da Paróquia São João Bosco faz-se necessário conhecer, primeiramente, a origem do Colégio Ateneu Dom Bosco como o início da presença Salesiana em Goiânia.

A presença salesiana em Goiânia iniciou com os primeiros anos da cidade. A convite de D. Emanoel Gomes de Oliveira, bispo de Goiás, antiga Vila Boa, o Pe. Ernesto Carlette, superior dos salesianos de Mato Grosso e Goiás, juntamente com o Pe. João Pian e o Pe. João Greiner chegou à antiga Vila Boa em janeiro de 1941, com o objetivo de construir uma escola agrícola e o oratório festivo.

Em março do mesmo ano o interventor de Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, fez a doação do terreno no atual setor Vila Nova para a construção do prédio. Não achando conveniente a construção neste local, decidiram, com ele, escolher outro local para a instalação da obra salesiana.

Em 3 de junho de 1941, foi assinado o decreto da doação dos lotes para o Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco. Posteriormente, os salesianos compraram mais uma parte do terreno em troca de bolsas de estudos para os alunos que a prefeitura indicava.

Em julho de 1942, o colégio foi oficialmente inaugurado, contando com a presença de 60 alunos que, após terem participado da missa campal, desfilaram devidamente uniformizados.

Fazendo jus ao espírito incansável e sonhador de seu fundador, São João Bosco, os salesianos continuaram empreendendo e fazendo história. Vivenciando as mudanças históricas em cenário interno e externo à instituição, o colégio manteve seu ideário: os valores evangélicos e educativos, mantendo as estruturas em um privilegiado setor da cidade, faz parte de um complexo em prol da educação e evangelização, especialmente às crianças, adolescentes e jovens.

Assim nasceu a Paróquia São João Bosco, também pertencente ao complexo, caminhou junto aos fiéis no atendimento espiritual, a iniciação à fé e celebração da vida e ao Senhor da vida. Seu estilo em arte decô faz parte do acervo arquitetônico dos primeiros e principais prédios de Goiânia, sendo um símbolo histórico para cidade.

A partir do seu Decreto de Fundação, no dia 29 de março de 1954, foi devidamente assinada por sua Excelência Dom Manoel Gomes de Oliveira, arcebispo metropolitano de Goiás:

“ Revmo Sr. Pe. Cleto Caliman, SDB

Diretor do Ateneu D. Bosco, Goiânia – GO

O Exmo. Sr. Dom Abel Ribeiro Camêlo, Vigário Capitular da Arquidiocese de  Santana de Goiás, atendendo o que requereu  vossa reverendíssima em nome da Inspetoria  São João Bosco com sua sede à rua Luiz Zanchetta, 134, no Rio de Janeiro, houve por bem conceder permissão para que seja instalada a “ Paróquia São João Bosco”, criada com o Decreto de 29 de março de 1954 que foi devidamente assinada por sua excelência Dom Manoel Gomes de Oliveira, em Goiânia.

A Paróquia São João Bosco tem os segui tem os seguintes limites: partindo do Lago das Rosas, pelo Centro da Avenida Anhanguera até a Avenida Tocantis; pelo centro desta até a rua doze ( 12); pelo centro da rua doze até a 25 ( vinte e cinco); pelo centro da rua vinte e cinco até à rua 26 ( vinte e seis); pelo centro desta vinte e seis até a Alameda dos Buritis; pelo centro desta até à avenida “C” do Setor Oeste; pelo centro da avenida “C” até à rua 17 (dezessete); pelo centro desta, abaixo até a avenida das Rosas e. por esta abaixo até o lago das Rosas. A sede da Paróquia fica na Igreja de São João Bosco, nesta Capital. Dada e passada na “ Cúria Arquidiocesana” de Goiás, aos 28 de setembro de 1956. (Fonte, Livro Tombo da Paróquia São João Bosco).

A Paróquia pertence, hoje, ao Sistema Salesiano de Animação de Paróquia da Inspetoria São João Bosco, que consiste num trabalho da Rede Salesiana Brasil que faz acontecer da mesma, que busca concretizar a evangelização e a educação cristã das juventudes na realidade paroquial. Assim, atua na evangelização das juventudes nas paróquias que anima, otimizando a ação missionária, o protagonismo juvenil, amparado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco. Nesse sentido, as três dimensões da educação são os pilares aplicados no contexto paroquial: a razão de nossa fé, a religião como uma relação aberta e livre com o Transcendente, e a amorevolleza como uma manifestação da graça amorosa e misericordiosa do ser  divino.